Parabéns Mafaldinha!

Hoje é o aniversário de 50 anos da personagem mais icônica dos quadrinhos infantis, e se você já fez alguma prova de português durante o ensino fundamental existe uma grande chance de saber de quem estou falando.


A primeira aparição da Mafalda foi no jornal Primera Plana no dia 29 de Setembro de 1964, e ficou por lá durante seis meses. Em Março de 1965 as tirinhas se mudaram para o jornal El Mundo, e foram publicadas seis tiras semanais até o natal de 1967. A última casa oficial da Mafalda foi o jornal Siete Días, e em Junho de 1973 Quino desenhou a última tira original. O autor decidiu parar com a produção de tirinhas pois acreditava que o repertório já tinha se esgotado, além de ter que entregar as mesmas com duas semanas de antecedência ao jornal, impossibilitando-o de abordar assuntos recentes. 

Em 1976 a UNIFEC pediu ao autor para que a Mafalda pudesse ilustrar a Declaração dos Direitos das Crianças, que passou a ser difundida mundialmente como parte da campanha para o Ano Internacional da Criança (1978) e desde então apenas matamos a saudade lendo tirinhas antigas.



A Mafaldinha é uma menina de seis anos bem precoce. Se pudéssemos resumi-la em três palavras seriam Beatles, Pica-Pau e democracia. E acho que o sucesso dela está bem aí, afinal quão engraçado é ver uma menina que acredita que um desenho animado merece o Oscar, ficar falando sobre paz mundial e o mal da humanidade? 

Não só ela, mas todos seus amigos tem essa pegada de adultos-mirins. Aonde já se viu uma criança de seis anos se importar com o capital do mundo, e o que fazer para aumentar o seu? Ou ficar sonhando no dia que vai ser mãe e ter vários vestidos? Isso torna a disputa de um personagem favorito super complicada, pois os assuntos abordados por eles são tão seriamente reais que chega a ser cômico.




Os primeiros livros da Mafalda só foram lançados no Brasil em 1981, e mesmo tendo se passado anos apôs a última tirinha publicada, a história da Mafalda e todos seus amigos foi um imenso sucesso. Tanto que a Martins Fontes reuniu "da primeira à última tira" e passou a vender a o livro completão  -  Toda Mafalda em 2000, a contínua procura por essa argentina incrível e sua visão do mundo impulsionou a mesma editora a lançar a segunda edição em 2010.

Se você quer saber mais um pouquinho sobre toda essa maravilha que acabou de completar bodas de ouro o Mafalda Online tem bastante informações legais. E claro, pode comprar os livros com as tirinhas - afinal nem todas as provas de português das nossas vidas são capazes de conter toda a história da Mafalda.



Um comentário: