Resenha - Extraordinário, R. J. Palacio






“Acho que devia haver uma regra que determinasse que todas as pessoas do mundo tinham quer ser aplaudidas de pé pelo menos uma vez na vida.“ -  Parte seis, pág. 237.

Antes de começarmos a falar sobre a história do Auggie, sinto que deveria perguntar...
Já leu um livro e sentiu que o mundo inteiro deveria lê-lo?
Se sua resposta for não, devo alertá-lo que ainda passará por isso. Mas se sua resposta for sim, bem-vindo ao clube e se não leu Extraordinário, leia. Porque pra mim, esse é o livro que o mundo inteiro deveria ler.

Extraordinário conta a história de um garotinho de 10 anos, chamado August Pullman que nasceu com uma doença genética causadora de uma grave deformação facial e outros problemas de saúde que o acompanharam no decorrer da sua infância.
O livro gira em torno do inicio da vida escolar do Auggie e de como ele aprende a se adaptar as pessoas  e as pessoas a ele e sua diferença física.

O August é um garoto inteligente, gentil, levemente dramático e um ótimo observador.
Através dele, começamos a ter uma visão mais ampla, do que as pessoas são capazes quando estão diante de alguma coisa que sai do padrão.
Felicidade, tristeza, impotência, animação, raiva, amor. Um misto de emoções te acompanhará a cada página lida.
A historia é narrada em 1° pessoa e se está pensando que vai passar o livro todo. vendo pelos olhos do August, como é ser diferente e como é difícil ser diferente, prepara-se para uma surpresa, porque você vai ter diferentes visões da situação. Vai ser irmã, amigo, amiga, cunhado (ops! Isso pode ser considerado um spoiler?!) , amiga da irmã e vai contemplar por diferentes ângulos, enquanto descobre, o quão más as pessoas podem ser com o que é incomum a elas e o quão maravilhosas podem ser para defender o que elas amam.

“minha mente gira com isso, mas então surgem pensamentos mais suaves, como um terceiro violino em uma sinfonia de cordas. não, não é tudo um acaso. se fosse, o universo nos abandonaria à própria sorte. e o universo não faz isso. ele cuida das suas criações mais frágeis de formas que não vemos. como com pais que amam cegamente. e uma irmã mais velha que se sente culpada por ser humana com relação a você. e um garotinho de voz grave que perdeu os amigos por sua causa. e até uma garota de cabelo rosa que carrega sua foto na carteira. talvez seja uma loteria, mas o universo deixa tudo certo no final. o universo cuida de todos os seus pássaros.Parte cinco, página 210.

Não posso te dizer exatamente  o que vai sentir ao ler Extraordinário, não sei se ele vai significar o mesmo que significou pra mim, mas posso, quase que com cem por cento de certeza, afirmar, que esse livro mudará alguma coisa em você. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário